Como o próprio nome sugere, planejamento sucessório é planejar a sucessão. É organizar o patrimônio antecipadamente, otimizando e minimizando riscos e prejuízos potenciais de um processo de transição patrimonial após falecimento (inventário e partilha de bens).
Não é novidade que processos de inventário e partilha de bens tem elevado potencial conflitivo. Seja em razão das complexas normas de direito sucessório, da burocracia inerente ao procedimento e/ou do desacordo entre os interessados, não é raro que a sucessão realizada sem prévio planejamento perdure por anos sem efetiva solução, resultando também em altíssimos custos que podem afetar o próprio patrimônio discutido.
E, para proteger o patrimônio, minimizar prejuízos potenciais e evitar a instauração e eternização destes conflitos, o planejamento sucessório é fundamental.
Sabe-se que tratar de patrimônio e falecimento é desconfortável e visto por muitos como moralmente inadequado. No entanto, enfrentar o inevitável com planejamento prévio pode ser a solução para evitar intermináveis conflitos e elevados custos em um momento de extrema fragilidade emocional.
O Farracha de Castro Advogados conta com profissionais especializados nas principais áreas jurídicas de relevância para a realização do planejamento sucessório. Por meio de estudo personalizado em atenção às normas de direito sucessório, familiar, empresarial e tributário, apresentamos uma proposta planejada de organização patrimonial pensada nos interesses e necessidades de cada cliente em relação à sucessão de seu patrimônio.