Conforme esperado, registrou-se um aumento nos requerimentos de falências e recuperações judiciais, se comparado com o mês de abril deste ano.
Os principais requerimentos são principalmente de micro e pequenas empresas do setor de serviços, segundo levantamento realizado pela Serasa Experian.
O estudo indica que no mês de maio foram realizados 92 pedidos de recuperação judicial, um aumento de 48,4% na comparação com abril. Já os pedidos de falência subiram 58,5%.
A informação é de que estes números foram os mais negativos registrados no ano. Todavia, se comparado com o mesmo período do ano passado, de janeiro a maio de 2020, houve uma queda de 21,2% nos requerimentos de recuperação judicial, e 2% nos de falência.
O fato que chama atenção é que dos 92 pedidos de recuperação judicial, 60 foram de micro e pequenas empresas. Nos casos de falência, dos 103 requerimentos, 70 envolvem micro e pequenas empresas.
Segundo o economista Luiz Rabi, do Serasa Experian, “o abre e fecha impacta diretamente as companhias menores, que não contam com reservas e enfrentam a redução das linhas de crédito especiais. Por isso, elas ainda patinam na recuperação e são maioria nesses indicadores”.
Fonte: Serasa Experian.