A controladoria jurídica está ganhando cada dia mais destaque entre os escritórios de advocacia que desejam uma gestão estratégica e inovadora. Mas qual o papel desse setor? Vejamos: a controladoria vai muito além da realização de atividades operacionais, como protocolo e tratamento de publicações, que, embora de suma importância no cotidiano do escritório, não deve se restringir a isso.

    Uma controladoria efetiva precisa atuar de forma proativa e estratégica para munir os sócios de informações sistêmicas sobre os processos e clientes, de modo que a tomada de decisões seja apoiada em dados. Sendo assim, é importante que a controladoria se preocupe em mapear os procedimentos com o intuito de criar um fluxo personalizado que se adapte às necessidades do escritório, garantindo que o procedimento tenha entradas e saídas compreensíveis, sem burocratizar o sistema.

       Além disso, deve-se gerar relatórios gerenciais que façam sentido à rotina do escritório e otimizem o tempo tanto da análise de dados quanto da identificação de eventuais gargalos e pontos de melhoria. A percepção de tarefas que possam estar sobrecarregando a equipe, considerando automações ou formas de simplificar as demandas, também é essencial. Uma alta organização e controle são fundamentais para que haja gestão dos riscos, permitindo uma atuação ágil e eficaz na resolução de eventuais problemas, bem como na identificação de indicadores que monitorem os resultados.

        Desse modo, a controladoria deve ser vista como um facilitador para a rotina do corpo jurídico do escritório, atuando de forma conjunta e coordenada com os advogados.

       Portanto, verifica-se o papel primordial da controladoria no auxílio à gestão de processos, garantindo que as etapas de execução estejam bem definidas e que haja um olhar atento para antecipar contratempos e buscar melhorias contínuas. Isso inclui o aumento da qualidade e eficiência dos procedimentos, o aprimoramento das tarefas repetitivas para liberar os profissionais para atividades técnicas, a ampliação da produtividade e a diminuição de custos, possibilitando a otimização dos processos internos, a melhoria dos resultados e a satisfação do cliente.

                                                                                                                                                                                   Vera Maria