fbpx

Farracha de Castro Advogados

Publicações / Notícias
Warning: Undefined array key 1 in /home/farrachadecastro/www/site/wp-content/themes/tema/single.php on line 104

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/farrachadecastro/www/site/wp-content/themes/tema/single.php on line 104

04/09/2020

Incidência de contribuição previdenciária sobre terço de férias gozadas é constitucional, decide STF

Contrariando o posicionamento favorável aos contribuintes exarado pelo STJ no âmbito do Recurso Especial nº 1.230.957, afetado pela sistemática dos recursos repetitivos, em sessão de julgamento finalizada no dia 28.08.2020, o STF, por maioria dos votos, decidiu pela constitucionalidade da incidência de contribuição previdenciária sobre o terço constitucional de férias gozadas.

Na oportunidade, o ministro relator Marco Aurélio destacou dois pressupostos para a incidência da contribuição previdenciária sobre valores pagos aos empregados, quais sejam: (i) a natureza remuneratória e (ii) a habitualidade da verba.

Ao final, foi fixada a seguinte tese: “É legítima a incidência de contribuição social sobre o valor satisfeito a título de terço constitucional de férias”.

Muito embora a decisão do STF ainda seja passível de recurso, esse precedente foi julgado pela sistemática de “repercussão geral”, o que significa que o atual entendimento servirá como orientação aos demais Tribunais e instâncias inferiores.

Outro ponto importante é a possibilidade da modulação dos efeitos da decisão, de modo a não a prejudicar as empresas que deixaram de recolher a aludida verba, com base na jurisprudência do STJ.

Fonte: Conjur

 

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp
Copyright © 2024 Farracha de Castro Advogados