fbpx

Farracha de Castro Advogados

Publicações / Dúvidas Jurídicas
Warning: Undefined array key 1 in /home/farrachadecastro/www/site/wp-content/themes/tema/single.php on line 104

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/farrachadecastro/www/site/wp-content/themes/tema/single.php on line 104

04/05/2021

Qual a importância do MOU nas relações societárias?

Mou

*por Maurício Andrade do Vale

Nas relações societárias tem sido cada vez mais comum a utilização do memorando de entendimento, conhecido como “MOU”

De acordo com o Código Civil Brasileiro, a validade do MOU deve observar i) agentes capazes; ii) objeto lícito, possível, determinado ou determinável, além de; iii) forma prescrita em lei ou que não seja por ela proibida, tudo conforme o art. 104, do Código Civil.

Geralmente, o MOU é utilizado em fusões e aquisições de empresas, bem como em empreendimentos conjuntos entre duas ou mais empresas (joint ventures), ou até mesmo entre sócios quando da negociação para compra/venda de quotas societárias ou ações, sem prejuízo de outras hipóteses.

Na verdade, o MOU tem um caráter preventivo, orientativo e vinculante, visando elucidar questões que serão mais bem exploradas em instrumentos individuais, específicos de cada tema. Afinal, transações empresariais e societárias exigem enorme quantidade de contratos e ajustes, sendo que o MOU pode ser entendido como uma bússola vinculante para que as partes conduzam o negócio de modo eficiente e transparente.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp
Copyright © 2024 Farracha de Castro Advogados